18 junho 2008

Eu acredito na educação!


Depois de ler no jornal sobre o assassinato brutal de uma menina por uma colega de classe em Belém, senti uma grande tristeza. Por causa de uma discussão à toa, uma estudante mata outra em plena sala de aula com duas facadas. Fiquei abalada de fato.
Hoje, estive o dia inteiro na instituição de ensino em que trabalho e pude compartilhar com meus atuais alunos e até mesmo ex-alunos do que acredito ser educação. O carinho que tenho com meus alunos recebo de volta e, muitas vezes, multiplicado.
Sendo assim, não consigo achar "normal" que esse tipo de violência aconteça num espaço que deveria ser de construção coletiva de saberes e sabores, não de dissabores.
Não sei bem o que se pode fazer sobretudo com jovens que não demonstram o menor respeito por outro ser humano. Minha única estratégia é o amor à educação!
Para quem passar por aqui, deixo a sugestão do documentário "Pro dia nascer feliz" (2005) dirigido por João Jardim. Através de uma montagem de discursos de jovens de locais e classes sociais diferentes, o filme oportuniza que se discutam várias questões ligadas a essa nova realidade que se apresenta atualmente. Quem sabe um pouco de reflexão não seja oportuno?!

Fica a sugestão, além do meu consternamento.

Nenhum comentário: