01 setembro 2008

Curso gratuito: "África: ontem e hoje"

Curso gratuito: “África: ontem e hoje”

Centro cultural José Bonifácio (22337754 – Rua Pe Ernesto, 80 - Gamboa)

Panorama geral da história do continente africano e da realidade contemporânea.
Área temática: historiografia africana, escravidão, legados africanos no Brasil e legados brasileiros na África, colonialismo em África, problemáticas atuais.

Público-alvo: Professores do ensino médio e superior; estudantes e graduandos de áreas afins; pessoas interessadas em cultura afro-brasileira e culturas africanas.

Os principais objetivos do curso são:
 Familiarizar um público leigo, professores do ensino fundamental e médio, interessados em geral, estudantes universitários e secundaristas com as questões e problemáticas relativas ao continente africano;
 Contribuir para a capacitação dos professores no ensino de cursos introdutórios na área de ciências sociais sobre África (História, sociologia, antropologia e economia);
 Contribuir para capacitar professores para ministrar cursos básicos de Historia de África no ensino fundamental e médio;
 Propiciar um diálogo entre os pesquisadores convidados para o curso, estudiosos do continente africano e os participantes do curso. A partir desse dialogo será possível conferir a adequação dos conteúdos do curso e as intervenções dos convidados com a demanda e necessidades dos professores e demais participantes.
 Propiciar bases essenciais aos professores do ensino médio para que eles possam reutilizar o material e o conteúdo das aulas nos seus cursos.

O curso tem uma carga horária de 24 horas distribuídas em aulas de duas horas semanais. O curso começa dia 04/09/2008 (quinta) às 19h-21h se sempre acontecerá nestes horários.

Programação
AULA 1. *Geografia e história da África*.
As grandes migrações no interior do continente e as alterações no quadro geográfico. As sociedades africanas no mapa colonial e a descolonização. A aula tem como objetivo apresentar um panorama geral sobre a África.
Professoras ministrantes: Marina Berthet e Mônica Lima.

AULA 2 e 3. *Escravidão na África pré-colonial*
A aula está prevista para se apresentada em duas partes. Na primeira parte será feito um balanço historiográfico sobre a escravidão na África analisando textos clássicos sobre o tema (Meillassoux, Miers&Kopitoff, Lovejoy). Na segunda parte serão apresentados alguns casos concretos, dando como exemplo a escravidão nos grandes reinos africanos, nas áreas de expansão islâmica e em sociedades descentralizadas.
Professora ministrante: Profa. Dra Mariza Soares Carvalho

AULA 4. *O islã na África ocidental.*
Como o Islã foi um fator importante no desenvolvimento do comércio transaariano e mais tarde será usado como elemento integrador para os movimentos de resistência contra a colonização européia.
Professor ministrante: Prof. Dr Alain Kaly

AULA 5. *'África Atlântica'.*
A aula pretende apresentar uma visão panorâmica da História da África a partir do século no início do século XX, sobre as regiões cujas populações, durante séculos de contato e transferência forçada pelo tráfico transoceânico de escravos, se constituíram como elementos formadores da sociedade brasileira. Pretende-se ainda focalizar as mudanças que se desenvolvem a partir das novas formas de inserção do continente africano no cenário mundial.
Professora ministrante : Profa. Dra Mônica Lima (CAp/UFRJ).

AULA 6. *Relíquias da África Central no congado de Minas Gerais*
A aula visa a aprofundar a discussão historiográfica sobre a construção da memória afro-brasileira a partir de objetos da África Central do fim do século XIX e início do XX com funções ritualísticas no congado de Minas Gerais. Essa discussão permite pensar as fontes orais e iconográficas como as grandes aliadas para o estudo da História da África e Brasil.
Professor ministrante: Prof. Msa Larissa Gabarra Oliveira (Doutoranda – PUC-RJ).

AULA 7. *Os retornados do Benim, Togo, Nigéria e Gana: Agudás e Tabons*
Trata do chamado "retorno" de escravos libertos à África e da formação das comunidades *Agudás* (nos atuais Benim, Togo e Nigéria) e *Tabom* (em Gana), ao longo dos séculos XIX e XX. Esses movimentos migratórios de ida e vinda através do Atlântico durante e posteriormente o fim do tráfico de escravos constituíram um complexo processo de construção de novas identidades sociais nesses países africanos, de modo a permitir que os retornados superassem o estigma da escravidão e se integrassem - como cidadãos de pleno direito - nas sociedades que os haviam excluído anteriormente. Nesta aula são tratados dois aspectos da questão: o surgimento dessas identidades no passado; e o modo como hoje seus integrantes atuam de modo organizado e diferenciado em diversos campos da vida social.
Professor ministrante: Prof. Dr Milton Guran (LABHOI – UFF).

AULA 8. *O colonialismo e as independências na África. *
Os diferentes tipos de colonização e tipos de luta pró-independência/libertação serão analisados, utilizando conceitos como descolonização/libertação, novo princípio da ocupação. Trataremos ainda do racismo como ideologia orgânica do colonialismo e dos partidos políticos e movimentos de libertação no pós-guerra.
Professor ministrante: Prof. Dr Marcelo Bittencourt (UFF).

AULA 9. "*A construção da idéia de África: representações do continente "negro".*
Crise e renovação da historiografia africana". História imperial: mitos de um continente sem História. Independências africanas e construção de uma nova historiografia.
Professor ministrante: Prof. MS Edson Borges (UCAM).

AULA 10. *África no cenário político e econômico internacional. Estadismo, privatização e crise geral do estado*.
Um panorama geral dos espaços econômicos africanos será apresentado e analisado. Analisaremos a noção de desenvolvimento do subdesenvolvimento e a situação de crise do estado na África.
Professor ministrante: Prof. Dr Marcelo Bittencourt (UFF).

AULA 11. *Somália, Ruanda e Libéria - "Nações sem Estado, Estados sem nações".*
A análise entre as semelhanças e as diferenças entre as histórias pós-independência desses três países nos guiam para uma série de reflexões sobre a "construção" dos Estados e a possível relação entre "Estados fracos", ou "quase-Estados", guerras civis, insegurança, desequilíbrio regional e a necessidade - ou não - de intervenções externas.
O objetivo é apresentar essas histórias e identificar elementos sociais, políticos e econômicos que levaram as instituições desses países à ruína e como se deram as respostas internas e externas, bem como suas conseqüências.
Professor ministrante: Prof. MS Alexandre dos Santos (PUC-RJ).

AULA 12. *Dinâmicas africanas em contexto de desenvolvimento. Dois exemplos: Benin e São Tomé e Príncipe.*
Nesta aula, serão apresentados e analisados projetos de desenvolvimento e a atuação dos técnicos de ONGs na região de Abomé (Benim) e nos antigos latifúndios de São Tomé e Príncipe. Analisaremos esses estudos de caso à luz das problemáticas atuais do continente.
Professor ministrante: Prof. Dra Marina Berthet (CEAUP- Universidade do Porto).

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